Irmãs Beneditinas da Divina Providência
Madre Giustina Schiapparoli
<span data-metadata=""><span data-buffer="">Madre Maria Schiapparoli
"Confio na Divina Providência, na qual se apoia a nossa obra."
Nossa História
“A Divina Providência faz nascer, crescer e desenvolver a nossa Congregação!”
A nossa Congregação de Irmãs Beneditinas da Divina Providência foi fundada, em 1849, por obra da Divina Providência, através de duas corajosas jovens e irmãs de sangue, Maria e Giustina Schiapparoli.
Em 1847, Voghera, a pequena cidade do norte da Itália, onde elas viviam, atravessava uma grave crise económica. Após um período de guerras internas, diversas epidemias e pestes haviam deixado, na miséria, muitas famílias e feito órfãs centenas de crianças e jovens, que passaram a viver esmolando pelas ruas da cidade, numa triste situação de miséria, analfabetismo e imoralidade.
Maria e Giustina Schiapparoli, sensibilizadas diante desta dura realidade, começaram a acolher, na própria casa, algumas meninas pobres, órfãs ou abandonadas por suas famílias, oferecendo-lhes cuidado e proteção e educando-as nos valores humanos e cristãos.
Em 1849, com grande espírito de fé e amor, Maria e Giustina consagraram-se totalmente a Deus e ao serviço das meninas pobres e abandonadas.
Nascia, assim, a nossa Congregação de Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Muitas jovens vendo o exemplo de amor ao próximo das duas irmãs, Maria e Giustina, também quiseram abraçar o mesmo ideal de vida.
Com a abertura de muitas obras, a Congregação cresceu e, aos poucos, foi se expandindo para muitos lugares, em diversas regiões da Itália.
As sete Irmãs Missionárias com a Madre Helena
No ano de 1936 atentas às necessidades da Igreja Missionária… a Congregação avançou, pela primeira vez, além do oceano..
…enviando SETE IRMÃS MISSIONÁRIAS para trabalhar no Brasil, numa colónia de imigrantes italianos, em Nova Veneza, no Estado de Santa Catarina.
A presença das Irmãs foi solicitada pelo Pároco da pequena cidade, Pé. Miguel Giacca, para trabalharem no único hospital da localidade e também nas atividades da Paróquia. Pouco tempo depois, as Irmãs abriram, também, uma pequena escola, passando a ocupar-se da educação e acolhimento de meninas e jovens internas.
Através das primeiras Irmãs Missionárias e de muitas outras Religiosas que as sucederam, a Congregação cresceu muito, no Brasil. Outras obras foram sendo abertas e assumidas pelas Irmãs, especialmente, casas de acolhimento a meninas órfãs ou abandonadas.
Assim, com amor e coragem, a “SEMENTE” da Congregação foi lançada no fecundo solo brasileiro. E, com o passar dos anos, também se expandiu para outros países da América do Sul, da Europa, da África e da Ásia.
Atualmente, a Congregação, esta “grande árvore”, nascida de uma pequena e humilde “semente”, continua deixando cair muitos “frutos de vida” em todo o lugar onde vive uma Irmã Beneditina da Divina Providência, em favor dos pequeninos do Reino e para a maior glória de Deus.
Foi através do amor, da doação e do serviço generoso de muitas Irmãs Beneditinas da Divina Providência, desde 1849 até hoje, que a pequena “semente” da Congregação cresceu, deu “frutos” e espalhou seus “ramos” nos quatro continentes do mundo.
Atualmente, estamos presentes nos seguintes países, onde testemunhamos o amor e o acolhimento à INFÂNCIA e à JUVENTUDE necessitada:
– Europa: Itália, Romênia e Albânia;
– América: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e México;
– Ásia: Índia;
– África: Guiné Bissau, Kênia e Malawi, Moçambique e Tanzânia
No BRASIL, as Irmãs realizam sua Missão nos seguintes Estados brasileiros:
– Santa Catarina e Paraná;
– Mato Grosso e Goiás;
– São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;
– Amazonas eTocantins;
– Maranhão e Piauí.